segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O poder de transformar a sala de aula para o século XXI

Os educadores reconhecem que, para competir na economia da informação global, as crianças devem ter acesso precoce e permanente à tecnologia da informação e comunicação (TIC) no ambiente escolar. 


O amplo ecossistema da Intel, seus produtos pioneiros e sua profunda especialização em tudo - do desenvolvimento profissional de professores a cloud computing - coloca a Intel em situação privilegiada para ser um aliado poderoso na promoção do sucesso dos alunos e no desenvolvimento das economias da inovação em todo o mundo.


Recursos dos produtos da arquitetura Intel®
  • Flexibilidade para que os educadores possam selecionar os periféricos, software e infraestrutura para facilitar a integração da sala de aula
  • Soluções completas que suportam a aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer momento
  • Capacidade de gerenciamento e segurança para manter os alunos protegidos e preservar o investimento em tecnologia

 Fonte: Intel


Conjunto Escolar para Tablet


O Grupo Cequipel lançou no mercado brasileiro o Conjunto Escolar Tablet (CET), carteira adaptável para tablets, eletrônico cada vez mais comum em muitas escolas brasileiras. O móvel, que assume função ‘dois em um’, é uma carteira escolar convencional quando fechada e, com o tampo basculante aberto, possui espaço para armazenamento e carga de tablets de diversos tamanhos.


Sempre atenta às demandas do mercado e atendendo ao nicho escolar com foco principal na ergonomia, a Cequipel desenvolveu o CET com o intuito de proporcionar conforto postural para alunos que utilizam a tecnologia durante as aulas, pois o uso contínuo e equivocado desses dispositivos pode causar desconforto e dores, podendo até mesmo gerar algum mal crônico.



Apesar da mobilidade do aparelho, sem um apoio adequado seria impossível obter o máximo proveito do tablet durante as aulas. Como Conjunto Escolar Tablet, o usuário poderá manter a mesma postura correta e confortável comparada à utilização de um PC comum – a angulação da carteira permite que os braços fiquem alinhados e apoiados na mesa ao digitar, formando um ângulo de 90º em relação ao corpo. Assim, o pescoço fica menos flexionado sem tensionar a coluna vertebral, os músculos do braço e a articulação dos punhos.



Fonte: vcfaz.tv  

Produtos Oppitz | Cequipel

Conjunto de cadeira e carteira para ambientes escolares que utilizam tablets em suas atividades. O uso de tablets em sala de aula necessita de alguns cuidados especiais a fim de que se obtenham resultados positivos sem causar desconforto aos alunos.

CET é um conjunto adequado para escolas que possuam em seu sistema de ensino atividades com uso de tablets além das atividades convencionais (utilização de livros, cadernos, escrita, etc.)


Com o CET os alunos escrevem e interagem com maior facilidade e conforto e o tablet fica posicionado em um ângulo ergonomicamente correto. 
Em aulas convencionais, o CET transforma-se em um conjunto escolar padrão, atendendo a norma NBR 14006.

Dimensões Aproximadas:
(LxAxP) 680 x 550 x 750

Dimensão do Tampo:
(LxP) 600 x 500


Fonte: Cequipel

Alunos do ensino básico do DF criam cadeira de rodas movida pelo rosto

Cadeira se move com levantar de sobrancelhas e movimento de bochechas.
Estudantes do 5º ano estudaram princípios de robótica, eletrônica e inglês.

Alunos do 5º ano de uma escola pública em Ceilândia, no Distrito Federal, desenvolveram em sala de aula uma cadeira de rodas motorizada impulsionada por movimentos faciais. Uma série de equipamentos registra os movimentos do rosto e os decodifica, "dizendo" ao motor da cadeira para onde ir. A invenção concorre ao prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação.




Sentado na cadeira com um capacete acoplado à cabeça e um laptop no colo, o estudante Gabriel Teixeira, de 10 anos, já é experiente em demonstrar como funciona o protótipo. Ele explica que com um meio sorriso à esquerda ou à direita, é possível indicar para qual direção a cadeira deve se virar. Para se mover para a frente, basta levantar as sobrancelhas.

Fonte: Isabella Formiga Do G1 DF 


Carteiras Escolares Informatizadas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE)
Oppitz Soluções Tecnológicas (Grupo Cequipel), empresa voltada para tecnologias na Educação, apresenta mais uma solução inteligente, a Carteira Informatizada modelo Desk One PNE. Esse modelo foi desenvolvido visando as necessidades de um cadeirante. Com sua arquitetura ergonômica e regulagens de altura, a carteira permite ao usuário trabalhar e estudar com total segurança e integridade.


O novo produto é uma carteira convencional que, quando fechada e com o tampo basculante aberto, torna-se um computador com design e tecnologia de ponta. Um dos opcionais é o teclado com colmeia, que tem uma placa de acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla, para evitar que o usuário portador de deficiência motora pressione teclas indesejadas. 


As carteiras possibilitam a fácil acomodação de cadeirantes, pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade locomotora. Sua estrutura conta com um minicomputador com monitor widescreen, mouse e teclados acoplados, além de chave com segredo, quatro níveis de altura e regulagem de ângulo, como nos notebooks.


A prefeitura municipal da cidade de Cerqueira César, no interior de São Paulo, adquiriu a carteira em prol da aluna Fernanda Roberto, 10 anos de idade. De acordo com a professora da instituição onde estuda a beneficiada, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José França Nogueira, Mariana Todescato, com a carteira informatizada a aluna pode desenvolver significativamente a parte motora em relação ao controle das mãos e também propiciou a melhora do seu desempenho em atividades que exigem concentração.


A utilização da Desk One PNE não se restringe somente aos ambientes escolar e empresarial, mas também é direcionada a usuários particulares, já que este é um produto único no mercado que está disponível para venda ao consumidor final.

A carteira informatizada

O equipamento consome 88% menos energia que um computador comum e opera interligado a um servidor de aplicações da internet. O programa permite que o professor coordene o conteúdo de acesso dos alunos na rede. “É o professor quem determina e libera o acesso ao uso da internet ou qualquer outro aplicativo. 


As características construtivas do produto preservam a interatividade entre o professor e aluno dentro da sala de aula.


Mais de 1.200 escolas já utilizam a carteira no Brasil e três países já contam com a estrutura montada pela Cequipel. Oito países ainda estão em negociação. Na cidade de Arajuno, no Equador, por exemplo, as crianças de comunidades indígenas já usufruem da tecnologia de 32 carteiras Desk One PNE. Na cidade de Bogotá, capital da Colômbia, os alunos do colégio Liceo Americano também utilizam as carteiras informatizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário