segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Análise ergonômica de mesas e cadeiras em instituições de educação

A criança, a família e a condição social sempre foram apontadas como as principais responsáveis pela repetência escolar, no entanto, se verifica que a questão é muito mais complexa, e que não se pode isentar da responsabilidade o ambiente da sala de aula e a organização do sistema educacional.




De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases da Educação, o calendário escolar anual tem que ter, obrigatoriamente, duzentos dias letivos, com no mínimo quatro horas por dia e duração de 11 anos para a conclusão da educação básica, sem contar a desistência e repetência. A maior parte deste tempo os alunos passam sentados em um mobiliário escolar inadequado, principalmente quando não atendem às especificações da NBR 14006 quanto aos parâmetros antropométricos de seus usuários. O mobiliário escolar é sem dúvida um elemento essencial e de suma importância no processo educacional, pois é o responsável pelo conforto físico e psicológico do aluno, favorecendo seu aprendizado e deve ser saudável, adequado ao uso e ao conteúdo do pedagógico da escola.

Fonte: FIEP Brasil

Constrangimentos Posturais Impostos pelo Mobiliário Escolar



Problemas que são encontrados na sala de aula, a partir da interação do aluno e a carteira escolar, tomando como base na literatura ergonômica, observações e relatados de pesquisas realizadas pelos autores no campo da psicologia experimental e da biomecânica ocupacional. Dentre os pontos encontrados mais relevantes, referem-se a falta de inadequação do mobiliário cadeira-mesa e as características antropométricas e biomecânicas dos alunos, acarretando, desde os vícios posturais, danosos a sua saúde, até em dificuldades de aprendizagem. 

Fonte: Efdeportes

Ergonomia e Interatividade - Oppitz Tecnologia




Oppitz Soluções Tecnológicas desenvolve e fabrica carteiras informatizadas com computadores de última geração acoplados ao móvel. Sendo totalmente ergonômica, visa a saúde do estudante, protegendo desde cedo sua coluna vertebral. 



É totalmente econômica, pois dura muito mais que portáteis e serve para os três turnos escolares (manhã, tarde e noite ) não precisando instituições públicas e privadas comprarem três laptops ou tablets para os alunos. Tecnologia Limpa, ajudando a preservar o planeta, pois ao contrário dos portáteis não usa baterias de lítio que poluem o meio ambiente. Praticidade e Interatividade Total (interligadas entre si e com a Lousa Digital Oppitz). 



Segurança total ao estudante que não vai correr riscos de carregar objetos de valor nas ruas. Além de servir como mesa escolar normal, ficando a critério do educador em sua aula o uso de livros e cadernos ou computador educacional.



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Fonte: Oppitz Tecnologia

Conceito de Ergonomia

É o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho ás capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem.
A ERGONOMIA é uma ciência multídisciplinar com a base formada por várias outras ciências. A Antropometria e a Biomecânica fornecem as informações sobre as dimensões e os movimentos do corpo humano. 



A Anatomia e a Fisiologia Aplicada fornecem os dados sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano. A Psicologia, os parâmetros do comportamento humano. A Medicina do Trabalho, os dados de condições de trabalho que podem ser prejudiciais ao organismo humano. 



Da mesma forma, a Higiene industrial, a Física, a Estatística e outras ciências fornecem informações a serem utilizadas pela ERGONOMIA, de forma a possibilitar o conhecimento e o estudo completo do sistema homem-máquina-ambiente de trabalho, visando a uma melhor adequação do trabalho ao homem. 

Fonte: SOGAB

Conheça a NR 17: NR 17 - ERGONOMIA - (Portaria 3.751/90)

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