segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

As escolas e universidades com a infraestrutura mais high tech do Brasil

Todos nós sabemos que a educação brasileira está um pouco longe de ser, digamos, uma Brastemp. Quando começamos a falar de tecnologias educacionais e computação na sala de aula, a situação parece piorar ainda mais. Mas, se por um lado os órgãos públicos se mostram incapazes de acompanhar as últimas tendências em ensino, algumas iniciativas privadas conseguem dar certo fôlego para as escolas nacionais e trazer um pouco de inovação tecnológica para os alunos brasileiros.


De fato, diversas universidades e colégios particulares já adotam equipamentos de última geração para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e menos monótono. Tablets, notebooks, eBooks, mesas, lousas digitais e complexos softwares de gestão já fazem parte da vida diária de vários brasileiros, ainda que em uma frequência menor do que em países tecnologicamente mais avançados.

Leia mais em: Tecmundo Ciência

Nada de riscar as mesas

Já o Colégio Marista Dom Silvério, MG, encontrou uma maneira interessante de melhorar a produtividade dos alunos e se ver livre de carteiras escolares rabiscadas. Há oito meses, a instituição adquiriu dezenas de mesas computadorizadas que mais se assemelham a um grande notebook, possibilitando que os estudantes acompanhem os conteúdos digitais repassados pelo professor. As carteiras informatizadas são dotadas de teclados e de pequenas esferas de rolagem que atuam como mouses.



Os equipamentos compõem a “Sala Mentes Criativas”, utilizadas por alunos do ensino fundamental em projetos e trabalhos especiais. 


A tecnologia foi desenvolvida e instalada pela Oppitz Tecnologia, uma companhia nacional bastante consagrada no ramo de computação educacional. Além das carteiras-notebooks, o Marista Dom Silvério também se destaca por seu laboratório de robótica, sua sala de videoconferências e seu centro de produção multimídia (composto por estúdios de gravação e ilhas de edição profissionais).

Fonte: Tecmundo

Colégio Marista Dom Silvério, MG

Inaugurada Sala Mentes Criativas com carteiras computadorizadas

Acompanhando o desenvolvimento digital, o Colégio Marista Dom Silvério, apresentou a sala Mentes Criativas, equipada com Carteiras Computadorizadas Oppitz que se aproximam ao design de um notebook. Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental foram os primeiros a se conectarem com a mais nova ferramenta virtual da escola.


Uma estrutura educacional atual para estimular os alunos no aprendizado em sala de aula, pedagogia que acompanha a evolução da modernidade nos passos da nova tecnologia. A carteira informatizada permite ao aluno acessar o conteúdo repassado pelo professor.



Quem inaugurou a Sala Mentes Criativas foi a professora de Matemática, Flávia Cristina de Faria Almeida, que também usou a lousa digital para apresentar o conteúdo da matéria, enquanto os estudantes acompanharam tudo por meio de software. “O uso de tecnologias ocupa um papel fundamental na compreensão de conteúdos matemáticos. A visualização gráfica, mediada pela tecnologia, facilita o entendimento conceitual e pode contribuir para que o estudante tenha uma visão mais ampliada do conteúdo estudado, promovendo sua aprendizagem”, destacou a professora.


O novo espaço pedagógico também agradou aos estudantes. “Eficiente e prático. Vai ser de grande valia para aqueles alunos que tem dificuldade em determinadas matérias, mas gostam de usar o computador, será um grande estímulo”, afirmou o aluno João Hermeto, empolgado com a Sala Mentes Criativas.

Fonte: http://marista.edu.br/domsilverio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário