terça-feira, 3 de junho de 2014

Ergonomia | Mauricio Oppitz

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.



As linhas industriais de produção representam uma das maiores exigências de Ergonomia que se conhece. Podemos dizer que estes ambientes se bem organizados tendem ser mais sadios; se mal organizados podem ser fontes de distúrbios e lesões sobre os trabalhadores.



Diversas transformações ocorreram nestes novos modelos de produção com acentuada e gradativa migração dos trabalhadores para os escritórios. Estas mudanças acabaram por trazer aos trabalhadores envolvidos problemas de saúde relacionados à dor, (neste caso, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).



Nos postos informatizados muitos músculos costumam trabalhar com o chamado "esforço estático", com produção de ácido láctico, que é um potente irritante das terminações nervosas de dor. Essa dor pode ser minimizada através da prática regular de exercícios físicos apropriados, por exemplo: Exercícios de distensionamento durante as *pausas de recuperação e pela alternância de posições.



* Tempo de descanso necessário para o restabelecimento de energias, o fôlego para o prosseguir saudável.



Vejamos algumas frases de efeito:
  • O ser humano não é filho de empilhadeira com guindaste. Esta frase mostra quanto é inapropriado usar o trabalhador para carregar peças pesadas e outras situações de grande exigência muscular.
  • Quem planta vento colhe tempestade. Assim empresas que tenham (plantam) tarefas de grande exigência física produzem (colhem) trabalhadores lesionados e um grande número de atestados médicos.
  • A ergonomia não pode vista como algo que abrigue o esmorecimento no trabalho e a recusa em se trabalhar de forma mais intensa, devendo ser considerada como uma ciência que visa atender o trabalhador em suas necessidades e não em suas vontades.

Fonte de consulta: Coluna Ergonomia - Revista Proteção. Edição: março/2013, Couto, Hudson de Araújo.


Como evitar problemas de coluna

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80 a 90% da população brasileira sofreu, sofre ou vai sofrer de dores nas costas. Passar o dia sentada de maneira incorreta, carregar bolsas pesadas e não fazer alongamentos pode prejudicar a coluna e trazer problemas sérios para a saúde, como alterações na postura, dores de cabeça e em toda a região das costas.



“Para diminuir esse número alarmante, o correto seria uma conscientização das empresas e o esforço do indivíduo em manter a postura ereta”, diz o fisioterapeuta Fernando Werneck.

Como surge a dor?

Para saber de onde as dores se originam, é preciso entender como é a estrutura da coluna. 



O fisioterapeuta explica: “A coluna tem – e precisa ter – curvaturas fisiológicas, como a cifose e lordose. Porém, estas não podem ser acentuadas ou diminuídas e têm que estar em ângulos específicos. Essas curvaturas são num plano antero-posterior (frente e costas).



As curvaturas laterais em forma de S ou C são chamadas de escoliose e são causadas por alterações posturais, na maioria dos casos pela forma como nos comportamos no cotidiano: como nos sentamos, dirigimos, deitamos e trabalhamos”. A má postura causa encurtamentos nos músculos e provoca escolioses, que podem sobrecarregar as estruturas da coluna e causar dores.

Tratamento


Existem vários tipos de problemas de coluna: se você sente muita dor, procure a ajuda de um fisioterapeuta. Dependendo das características, os tratamentos mais indicados são o RPG, a osteopatia, a cinesioterapia e hidrocinesioterapia, para fortalecer os músculos costais – que têm papel fundamental na estabilização da coluna vertebral.

Má postura no trabalho



Em muitas empresas, o funcionário passa horas sentado em frente ao computador, o que pode ocasionar dores e problemas na postura. “Alterações posturais podem modificar as curvaturas da coluna, causando problemas como dores na região lombar, nas costas, no pescoço, atrás dos joelhos, nas panturrilhas e na sola dos pés”, afirma o especialista. “Essas dores são causadas por contraturas musculares e até mesmo por retenção de líquidos, já que os músculos se encontram encurtados, sem flexibilidade”. Para amenizar este problema, Fernando aconselha:



  • Adote uma postura correta sentada com as costas bem apoiadas, pés apoiados no chão, quadril e joelhos a 90º, antebraços apoiados na mesa e o monitor na altura dos olhos;
  • Realize alongamentos de pescoço (região cervical) a cada 2 horas;
  • A região posterior da coxa e da panturrilha pode ser alongada com a cadeira para longe da mesa tentando alcançar as pontas dos pés com os joelhos esticados;
  • Também podem ser feitos alongamentos de braço e antebraço.

Fonte: Quarkmedical


Pensando nisso o empresario Maurício Oppitz  desenvolve móveis escolares com a mais perfeita ergonomia, proporcionando aos estudantes desde o início de sua vida escolar, carteiras e cadeiras que não vão causar problemas futuros de postura, preservando assim sua saúde.



Fonte: Maurício B. Oppitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário